CONVITE
A França é o principal país de investimento estrangeiro em Portugal. No total, existem cerca de 750 filiais no país, que operam em sectores tão variados como a indústria automóvel, o comércio e a banca.
Estas empresas francesas em Portugal empregam atualmente mais de 60.000 pessoas, muitas das quais são obrigadas a ter um bom domínio da língua francesa. Esta condição prévia foi reforçada pela chegada recente de várias multinacionais que deslocalizam as suas atividades comerciais com o objetivo de operar a partir de Portugal para responder às necessidades dos mercados francófonos (nearshoring).
- Como é que o país está preparado para responder a esta procura de trabalhadores francófonos?
- De que meios dispõem as universidades e escolas portuguesas para desenvolver a formação em língua francesa e promover a empregabilidade dos estudantes?
A CCILF, a Embaixada de França em Portugal e o Institut français du Portugal organizam dois dias de conferências, em Lisboa e no Porto, com vários intervenientes do mercado, empresas e instituições de ensino superior para debater esta questão e encontrar, em conjunto, possíveis caminhos de soluções.
5 de novembro de 2025
Das 14h15 às 18h
Católica Business School – Porto
6 de novembro de 2025
Das 14h15 às 18h
Instituto Superior Técnico – Lisboa
